Podcasts

DrauzioCast #136 | Coronavírus: Pessoas obesas estão mais vulneráveis às complicações?

Dr. Drauzio Varella explica neste episódio o porquê das pessoas obesas redobrarem a atenção com o novo coronavírus.

Pessoas obesas devem tomar todos os cuidados preventivos contra o coronavírus. Entenda por que neste episódio do DrauzioCast.

Pessoas obesas estão mais vulneráveis às complicações? Olha, o conceito de obesidade na medicina moderna mudou muito. No passado as pessoas diziam: “não, ele engordou porque come muito”. Hoje nós sabemos que a obesidade é regulada por fenômenos muito complexos que a medicina conhece mal. Há gente que tem excesso de peso e come menos do que o outro que é magro, nós sabemos bem disso.

Mas o fato é que parece que o coronavírus tem um tropismo especial pelas células gordurosas, e permanece mais tempo no organismo dessas pessoas. Então se você tem excesso de peso, e às vezes tem aí 20 anos, 21, e fala: “ah, eu não faço parte de nenhum grupo de risco, posso sair pela rua”. Não pode. Você deve tomar cuidado porque pode ser que você adquira o vírus e em que você a doença seja mais grave.

Veja também: Diferença entre os jovens e os mais velhos | Coronavírus #44

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Leia mais