DrauzioCast #66 | Angina

A angina é a sensação de aperto no peito, e constitui um dos sintomas de infarto. Ouça alguns cuidados essenciais neste podcast sobre angina.

Thumbnail do DrauzioCast 66 sobre angina.

Compartilhar

Publicado em: 7 de agosto de 2019

Revisado em: 8 de setembro de 2021

A angina é a sensação de aperto no peito, e constitui um dos sintomas de infarto. Ouça alguns cuidados essenciais neste podcast sobre angina.

 

 

 

Angina é uma sensação de aperto, compressão ou desconforto mal caracterizado no peito, que pode se irradiar para a mandíbula, para o pescoço, ombros ou braços.

A angina se manifesta mais comumente do lado esquerdo do corpo, e é causada pelo estreitamento das artérias coronárias que conduzem o sangue que irriga o músculo cardíaco.

Essa limitação na irrigação sanguínea é responsável por deficiência no suprimento de nutrientes e de oxigênio para o músculo cardíaco, e requer atendimento sem perda de tempo.

Em geral, a dor da angina torna-se mais intensa durante a atividade física, diminui durante o repouso e pode ser agravada pelo estresse emocional, pelo estômago cheio e pela exposição a temperaturas baixas.

Veja também: Exames preventivos para o coração | Entrevista

Alguns cuidados são de importância fundamental para a prevenção e controle da angina:

  • Fique longe do cigarro. O fumo endurece as artérias e o coração é obrigado a trabalhar com mais vigor;
  • Mantenha o peso em níveis adequados, adotando uma dieta de baixo conteúdo calórico, pouco colesterol e muita fibra;
  • Exercite-se regularmente, mas só depois de ter passado por uma avaliação médica criteriosa;
  • Procure aliviar sua carga de estresse, incorporando à sua rotina atividades como a prática de exercícios físicos, alguns hobbies, conversas com amigos etc;
  • Controle a pressão arterial e não abuse do sal de cozinha.

Veja mais

Sair da versão mobile