Saúde oferecerá vacina contra a dengue no SUS

Ministério da Saúde anuncia campanha de vacinação contra a dengue para 2024. Saiba mais.

frasco e seringa com a nova vacina contra a dengue Qdenga

Compartilhar

Publicado em: 22 de dezembro de 2023

Revisado em: 30 de janeiro de 2024

Ministério da Saúde anuncia começo da campanha de vacinação com a nova vacina contra a dengue, a Qdenga, para fevereiro de 2024.

 

A vacina contra a dengue Qdenga passará a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em fevereiro de 2024.

O anúncio foi feito pela ministra da Saúde Nísia Trindade na quinta-feira (21). Em seu perfil no X (antigo Twitter), a ministra escreveu: “Incorporamos a vacina da dengue ao SUS. O Brasil será o primeiro país com sistema universal como o nosso a dar acesso público a ela. Entretanto, as doses oferecidas pelo fabricante são poucas para o tamanho da população”.

A Qdenga, do laboratório japonês Takeda Pharma, foi aprovada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março e foi o primeiro imunizante liberado no país para pessoas que nunca tiveram dengue.

Veja também: Nova vacina contra a dengue

 

Indicações da nova vacina contra a dengue

A Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos em esquema de duas doses, que devem ser aplicadas com intervalo de três meses. Ela é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus da dengue, e também poderá ser utilizada em quem nunca teve a doença.

Os resultados de eficácia da vacina contra todos os sorotipos de dengue são animadores: nos estudos clínicos, a vacina preveniu 80,2% dos casos sintomáticos causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose e reduziu as hospitalizações em 90%.

O outro imunizante usado no Brasil, o Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi Pasteur, é recomendado somente para quem já foi infectado com o vírus da dengue e serve para proteger contra uma segunda infecção pelo vírus.

O SUS oferecerá 6,2 milhões de doses ao longo de 2024, o que significa que cerca de 3 milhões de pessoas poderão ser vacinadas.

O Ministério da Saúde ainda não definiu quem será o público-alvo da campanha do próximo ano.*

Ainda de acordo com a ministra, o MS está discutindo a transferência de tecnologia com a empresa responsável pela fabricação do imunizante. “Temos dois grandes laboratórios, o Instituto Butantan e a Fiocruz, com capacidade de produção para chegarmos à escola de que nosso país e população precisam”, escreveu no X.

A Takeda divulgou um cronograma de entrega para as doses da vacina: 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1.650 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro e 421 mil em novembro.

 

*Atualização em 30/1/24: O público-alvo da campanha foi definido em janeiro de 2024 e a vacina será ofertada gratuitamente para crianças e adolescentes de 10 a 14, moradores de áreas endêmicas.

Veja mais

Sair da versão mobile