Bebês não devem tomar suco de frutas antes de 1 ano

Sucos de frutas in natura e industrializados não oferecem benefícios nutricionais para os bebês e devem ser evitados, por conta do seu alto índice de açúcar e calorias vazias.

Compartilhar

Publicado em: 1 de junho de 2017

Revisado em: 11 de agosto de 2020

Sucos de frutas para bebês de até um ano de vida não são recomendáveis, segundo a Academia Americana de Pediatria.

 

A Academia Americana de Pediatria publicou recentemente novas diretrizes em relação ao consumo de sucos por crianças que ainda não completaram um ano de vida.

Segundo a entidade, sucos de frutas in natura e industrializados não oferecem benefícios nutricionais para os bebês e devem ser evitados, por conta do alto índice de açúcar e calorias vazias que colaboram para aumentar as taxas de obesidade e problemas dentários.

A fruta em forma de suco acaba perdendo as fibras e alguns nutrientes no processo de preparo, o que, entre outros problemas, causa menos saciedade ao bebê. O leite materno ainda é o alimento mais recomendado para este período. A entrada de frutas in natura deve ser estimulada somente após os sexto mês de vida.

A ingestão dos sucos deve ocorrer de maneira gradual e limitada, e não deve ultrapassar os 120 ml diários para crianças de um a três anos de idade, 175 ml para crianças de quatro a seis anos e a 250 ml para a faixa de sete aos 18 anos, sempre dentro da ingestão diária recomendada de 2 a 2 ½ porções de frutas por dia.

Veja mais

Sair da versão mobile