As adolescentes e a camisinha

40% das meninas entre 14 e 25 anos não usam preservativos. Jovens precisam conhecer métodos de contracepção. Leia sobre as adolescentes e a camisinha.

Adolescentes e a camisinha: nessa fase, surge um novo aspecto do universo adulto - a vida sexual. Seu início não é simples para ninguém, mas as meninas, por diversos motivos, estão em situação mais vulnerável e precisam ser orientadas.

Compartilhar

Publicado em: 29 de outubro de 2014

Revisado em: 13 de abril de 2021

Adolescentes e a camisinha: nessa fase, surge um novo aspecto do universo adulto – a vida sexual. Seu início não é simples para ninguém, mas as meninas, por diversos motivos, estão em situação mais vulnerável e precisam ser orientadas.

 

A adolescência é um período de incertezas e descobertas. As mudanças físicas, psicológicas e comportamentais pelas quais os jovens passam nessa fase são intensas.

De uma hora para outra eles têm de aprender a lidar com um corpo diferente e com determinadas responsabilidades para as quais nem sempre estão preparados.

Durante esse período, surge um novo aspecto do universo adulto: a vida sexual. Seu início não é simples para ninguém, mas as meninas estão em situação mais vulnerável, por vários fatores.

Em primeiro lugar, porque engravidam. A descoberta de si e do outro traz a necessidade de lidar e assumir, muitas vezes sozinha, o risco de gerar outra vida.

Apesar da possibilidade de gravidez e de contrair doenças sexualmente transmissíveis, o II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado em 2012, revelou que 40% das meninas entre 14 e 25 anos não usam preservativos. Um terço dessas jovens (32%) já engravidou; 12,4% sofreram abortamento espontâneo ou provocado.

A infecção pelo HIV vem crescendo entre as adolescentes de 13 a 19 anos. Desde 1998, o número de meninas infectadas supera o de meninos.

Inseguras para impor suas vontades, as jovens muitas vezes se submetem ao desejo dos parceiros, alguns bem mais velhos, de fazer sexo sem preservativo.

 

Veja também: Quase 40% das jovens não usam camisinha

 

Adolescentes e a camisinha

 

Sabemos que as meninas são criadas de maneira diferente dos meninos. Enquanto estes são estimulados a praticar sexo, elas devem ter um comportamento recatado e não demonstrar desejo.

Todos os xingamentos destinados às meninas têm cunho sexual e servem para passar a ideia de que sexo é algo sujo, a ser evitado. Também lhes ensinamos que devem esconder e disfarçar a sexualidade, se quiserem ser respeitadas.

Como esperar que a jovem, depois de aprender que sexo não deve sequer ser mencionado e que é preciso esconder seus desejos sexuais, de repente passe a se impor e exigir o uso de camisinha?

As meninas só vão se proteger se tiverem segurança e autoestima. Para isso, precisamos falar de sexo com elas desde cedo, ensinar-lhes que se valorizar não é negar seus desejos e sim saber estabelecer relações saudáveis, em que se sintam respeitadas.

É necessário que entendamos, de uma vez por todas, que as meninas também têm desejos e que, de uma forma ou de outra, eles serão expressados. Resta saber em que condições queremos que isso aconteça.

Veja mais

Sair da versão mobile