Dor nas costas em jovens: causas, cuidados e prevenção

A dor nas costas tem sido cada vez mais comum em todas as idades. Saiba quais são as principais causas e como evitar o problema. 

Compartilhar

Publicado em: 9 de junho de 2023

Revisado em: 7 de junho de 2023

A dor nas costas tem sido cada vez mais comum em todas as idades. Saiba quais são as principais causas e como evitar o problema. 

 

A dor nas costas é uma condição bastante frequente, e até 80% das pessoas podem apresentar essa queixa em algum momento da vida. Os motivos são variados, e podem ocorrer em todas as faixas etárias, até mesmo em crianças. Por isso, é importante manter alguns cuidados para evitar dores e problemas de coluna. 

Segundo Natasha Vogel, ortopedista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), nos últimos anos, tem-se notado um aumento de dor na coluna lombar nas crianças, adolescentes e adultos jovens, principalmente relacionadas às causas mecânicas, como má postura, movimentos inadequados ou repetitivos, o hábito de carregar excesso de peso nas costas (em mochilas ou bolsas) ou até devido à ergonomia na escola e no trabalho. 

“O mau posicionamento decorrente de uma estação de trabalho ou estudo inadequada proporciona sobrecarga muscular e nos discos vertebrais. Da mesma forma, o uso de dispositivos tecnológicos em excesso aumenta a tensão sobre a musculatura que estabiliza a coluna e sobrecarrega os discos devido a um excesso de inclinação no pescoço pelo uso excessivo do celular. Esse problema ganhou inclusive um nome: síndrome do pescoço de texto”, explica a médica. 

Além disso, existem outros fatores de risco associados ao problema, como tabagismo, sedentarismo e alterações psicossociais. “Hoje sabemos que é possível correlacionar a maior incidência de dores nas costas na vida adulta se na adolescência (ao redor dos 14 anos), o paciente já apresentou queixa de dor na coluna lombar”, afirma. 

Para o fisioterapeuta Cadu Ramos, existem duas situações principais nos casos de dor nas costas em jovens: aqueles que fazem exercícios em excesso e aqueles que não fazem nenhum e passam muito tempo no computador ou no celular. 

        Ouça: Por Que Dói? #10 | Dor nas costas

 

Ficar muito tempo sentado não é bom

De acordo com a dra. Natasha, permanecer sentado por longos períodos de tempo e manter uma má postura – algo comum entre as pessoas que trabalham em escritório ou em home office – pode contribuir para as dores nas costas, seja pela ergonomia inadequada do ambiente de trabalho ou mesmo por problemas psicossociais, como a tensão muscular decorrente do estresse.

Ficar sentado por muitas horas também contribui para a fadiga muscular. “As pessoas trabalham por muitas horas e sem intervalos e acabam fadigando os músculos e desenvolvendo um processo inflamatório agudo que pode se estender por meses e se transformar em um processo crônico, e a dor acaba persistindo e piorando ainda mais”, destaca o fisioterapeuta.

“É fato que a prática de exercícios físicos e um estilo de vida saudável associado a uma melhor qualidade de vida diminuem as chances de dor na coluna lombar. Fazer de 10 a 15 minutos de atividade física, de três a cinco vezes por semana ajuda a prevenir sintomas de dor na coluna lombar”, diz a ortopedista.

        Veja também: Dores nos corpo | Bernardo Sampaio

 

Como evitar dores nas costas

Para prevenir o quadro de dor, existem algumas orientações práticas importantes: 

  • Em casa, evite ficar muito tempo no sofá e sentar de forma torta na cadeira;
  • Evite ficar muito tempo no computador, sempre que possível;
  • No trabalho, procure levantar a cada 40 minutos para se movimentar;
  • Busque manter boa ergonomia ao se sentar (prestar atenção à altura do monitor com relação aos olhos, apoiar bem os braços, manter o quadril em um ângulo de 90º graus e as costas bem apoiadas na cadeira);
  • Pratique atividade física regularmente;
  • Para as crianças, é recomendado que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso da criança.

A fisioterapia pode ser uma aliada nesse sentido. “A fisioterapia pode entrar com um trabalho preventivo e evitar todas essas contraturas e processos inflamatórios, corrigindo e melhorando as condições musculares e dando mais força, mobilidade e condições para enfrentar o dia a dia”, afirma Cadu. 

“No geral, para diminuir o risco de termos problemas na coluna, é importante ter um estilo de vida saudável, com exercícios regulares aeróbicos e de fortalecimento muscular, manter uma postura adequada nas atividades diárias, tomar cuidado ao levantar peso – pois não devemos sobrecarregar a coluna –, manter o peso adequado e evitar fumar”, completa a médica. 

 

Quando procurar atendimento

A especialista explica que, independentemente de como for a dor nas costas, é importante se atentar a alguns sintomas: dor que persiste por mais de uma semana ou associada a febre, calafrios, perda de peso, dor progressiva (que piora com o tempo), formigamento, alteração na sensibilidade ou perda de movimento. “Caso [esses sintomas] estejam presentes, é importante procurar um médico”, finaliza.

        Veja também: Dor crônica: o que faz um médico algologista

Veja mais

Sair da versão mobile