Comer chocolate alivia os sintomas da TPM?

O chocolate pode sim aliviar alguns sintomas da TPM. Mas é preciso moderação e, se possível, opte por chocolates que possuam mais de 70% de cacau.

Compartilhar

Publicado em: 5 de setembro de 2017

Revisado em: 21 de março de 2024

Comer chocolate na TPM pode trazer sensação de prazer e conforto que ameniza os sintomas.

 

O período pré-menstrual pode causar sintomas desagradáveis, como cólicas, inchaço e irritabilidade. Algumas mulheres também referem sentir vontade de comer doces, especialmente chocolates, durante esse período. Para se ter uma ideia, 45% das mulheres apresentam compulsão por doces durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual).

Isso ocorre porque há uma ligeira queda nos níveis de magnésio, o que faz com que o organismo sinta necessidade de consumir alimentos que reponham ou estimulem a produção desse mineral. E é aí que entra a ação do chocolate na TPM.

 

Veja também: Andar descalço no frio causa resfriado?

 

Além compensar a redução dos níveis de magnésio, o produto também possui substâncias de efeito estimulante e antidepressivo (serotonina). Portanto, comê-lo traz uma sensação de prazer e conforto que ameniza esses sintomas. Mas atenção: prefira chocolates com no mínimo 70% de cacau, pois ele tem mais magnésio e menos açúcar e limite-se a consumir três quadradinhos diários (15 g).

 

Consultoria: Rodrigo da Rosa Filho, graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM), membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP).

Veja mais

Sair da versão mobile