Página Inicial
Obstetrícia

Falso positivo ou falso negativo? Entenda quando o teste de gravidez pode falhar

É preciso esperar 15 dias após o atraso menstrual para fazer o teste de gravidez vendido em farmácias. Entenda por que ele pode dar resultados falsos

É preciso esperar 15 dias após o atraso menstrual para fazer o teste de gravidez vendido em farmácias. Entenda por que ele pode dar resultados falsos

Existem dois tipos de exames que detectam a gravidez: o exame de sangue e o teste de urina. Este último é aquele comprado em farmácias, capaz de perceber a presença do hCG (o hormônio da gravidez) e mostrar no visor se há ou não gestação em curso — um ou dois pauzinhos, por exemplo. No entanto, o seu resultado pode ser falso-positivo ou falso-negativo, principalmente se houver erro no momento da coleta.

Falso-positivo x falso-negativo

“Um falso-positivo acontece quando o exame mostra gravidez, mas a mulher não está grávida. Isso pode ocorrer por interferências laboratoriais, uso de medicamentos com hCG (usados em tratamentos de infertilidade) ou porque o hormônio ainda está presente após um aborto ou parto”, explica Flávia do Valle, ginecologista e obstetra e coordenadora da maternidade da Perinatal Glória D’Or, no Rio de Janeiro (RJ).

Já o falso-negativo ocorre quando o teste indica “não grávida”, mas a gestação existe. “Isso costuma acontecer principalmente quando o exame é feito cedo demais, antes do corpo produzir níveis detectáveis de hCG”, complementa a médica. 

Causas de resultados falsos no teste de gravidez

Os testes de gravidez possuem uma particularidade: eles dependem exclusivamente da detecção do hCG. Esse hormônio é produzido após a implantação do embrião no útero e aumenta progressivamente nas primeiras semanas de gestação. Em outros exames laboratoriais, vários parâmetros são avaliados ao mesmo tempo. No de gravidez, a interpretação se apoia nesse único marcador.

Portanto, entre os principais fatores que levam a resultados falsos-positivos ou falsos-negativos, estão:

Condições do próprio organismo: 

  • Fazer o teste antes do atraso menstrual, já que o hCG ainda está em níveis baixos e pode não ser detectado. O risco de confusão é maior em quem tem síndrome dos ovários policísticos ou ciclos menstruais irregulares;
  • Beber muita água antes de fazer o teste, pois o líquido em excesso pode diluir a urina e mascarar o resultado;
  • Ter sofrido um aborto ou parto recente ou estar em tratamento para infertilidade com medicamentos que contêm hCG, fazendo com que o hormônio ainda esteja circulante no organismo.

Erros na hora da coleta:

  • Ver o resultado antes da hora ou esperar demais. Alguns testes podem mostrar uma linha de evaporação que leva a pessoa a achar que o resultado é positivo;
  • Usar um teste vencido ou mal armazenado, como em lugares muito quentes;
  • Colocar urina a mais ou a menos na fita.

Veja também: O que a menstruação diz sobre a sua saúde

Qual é o melhor momento para fazer o teste de gravidez?

Além de tomar os cuidados necessários, o momento de realização do teste é fundamental para evitar falsos resultados.

“O recomendado é esperar pelo menos 15 dias de atraso menstrual antes de fazer o teste. Assim, o risco de erro é menor e a mulher evita ansiedade desnecessária”, recomenda Daniela Angerame Yela, membro da Comissão Nacional Especializada em Ginecologia Endócrina da Federação Brasileira das Associações em Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Caso a dúvida persista, a Febrasgo e o Ministério da Saúde indicam repetir o teste após alguns dias ou procurar um médico, que possivelmente irá indicar o exame de sangue beta-hCG quantitativo, mais confiável. Se houver contradição nos resultados, o médico pode ainda solicitar uma ultrassonografia.

Veja também: Estresse prolongado pode afetar o ciclo menstrual

Compartilhe
Sair da versão mobile