Dor lombar na gravidez: causas e principais cuidados

Para muitas mulheres, dor lombar e gravidez andam lado a lado. Saiba como amenizar os incômodos causados pelo peso da barriga.

dor lombar e gravidez estão relacionadas. Dores na coluna são comuns neste período devido ao peso da barriga. Saiba como amenizar o problema.

Compartilhar

Publicado em: 15 de agosto de 2022

Revisado em: 8 de setembro de 2022

Dor lombar e gravidez andam juntas? Dores na coluna são comuns neste período devido ao peso da barriga. Saiba como amenizar o problema.

 

A gestação causa uma série de alterações físicas e hormonais no corpo. A mais óbvia delas é o crescimento da barriga, que, juntamente com o ganho de peso, pode causar dores na coluna. Geralmente, os incômodos costumam surgir a partir do segundo trimestre. Mas, se existe alguma predisposição, a dor pode aparecer ainda no início da gravidez. 

Um levantamento publicado na “Revista Brasileira de Anestesiologia” mostrou que cerca de metade das gestantes tem dor lombar em algum momento da gestação ou durante o puerpério (período após o parto). No caso de grávidas em idade mais avançada, o número sobe para 65%. 

Segundo o dr. Marcelo Amato, médico neurocirurgião, especialista em endoscopia de coluna e cirurgia minimamente invasiva de coluna, do ponto de vista biomecânico, o peso da barriga e o aumento do abdômen e das mamas provocam o deslocamento do centro de gravidade da gestante para a frente, o que leva a alteração da postura da bacia, acentuação da lordose lombar e consequente tensão da musculatura da região lombar. 

“Outros fatores que podem desencadear dores na região lombar são a diminuição do fluxo sanguíneo na coluna – devido à compressão dos grandes vasos pelo útero –, a retenção hídrica e a frouxidão ligamentar, que tornam as articulações da coluna menos estáveis”, explica.

Além da coluna, outras articulações de carga – como quadris, sacroilíacas (articulações na região da bacia), joelhos e tornozelos – também podem ser afetadas. 

 

Principais cuidados

Para o especialista, a melhor forma de cuidar da coluna neste período é focando na prevenção, antes mesmo de o problema aparecer – até porque, durante a gravidez, o uso de medicamentos e a realização de procedimentos ficam limitados. Veja os principais cuidados para prevenir ou amenizar a dor lombar quando ela aparece: 

  • No caso de uma gestação planejada, antes de engravidar, se você já tem dor lombar, procure um especialista para identificar as causas e fazer o tratamento preventivo, que pode incluir fisioterapia e outras atividades físicas específicas;
  • Durante a gestação, evite o ganho excessivo de peso. Para isso, é importante manter uma rotina saudável, com alimentação equilibrada, sono restaurador e atividade física regular moderada (sempre com liberação do médico);
  • Faça repouso. Essa é a principal medida para amenizar as dores, já que ficar em pé é o que mais agrava a dor lombar. É importante encontrar posições confortáveis para fazer as atividades do dia a dia e ter períodos de descanso entre elas; 
  • Na hora de dormir, a melhor posição é de lado, com uma boa sustentação da coluna. Pode ser usado um apoio para as costas, com almofadas, por exemplo. 

“E nas fases mais avançadas da gravidez o lado direito deve ser evitado [ao deitar], porque a barriga pode comprimir veias importantes e, além de poder piorar a dor, pode causar outros incômodos, como desconforto respiratório, inchaço, entre outros”, completa o médico. 

Veja também: Principais desvios de coluna

 

Quando procurar atendimento médico

De acordo com o especialista, os sinais de alerta para buscar uma avaliação médica são dor incapacitante, irradiação da dor para as coxas, pernas ou pés, perda de força ou sensibilidade nas pernas e especialmente nos pés. 

“O local mais comum para as famosas hérnias de disco é na região lombar mais baixa, entre a quarta vértebra lombar e a primeira vértebra sacral. E os problemas nessa região costumam causar, além da dor, a perda da sensibilidade e da força nos pés. Nesses casos, o neurocirurgião deve sempre ser procurado”, afirma.

Em casos de dor lombar persistente, mas que não surge acompanhada de outros sintomas, o próprio obstetra pode avaliar. Se necessário, outros especialistas podem auxiliar, como fisiatra e ortopedista. 

 

Tratamento cirúrgico

Em situações mais graves, quando a gestante tem alguma compressão neural causada por uma hérnia de disco, por exemplo, o tratamento cirúrgico é uma possibilidade. 

“Essa opção precisa ser discutida em conjunto com o neurocirurgião, o obstetra e o anestesista para escolha do melhor momento da cirurgia. E a cirurgia endoscópica da coluna, como é um método minimamente invasivo, pode trazer maior segurança à mãe e ao feto, se for necessária. Em alguns casos, é possível esperar o parto para a realização do procedimento”, detalha o especialista. 

O tratamento de doenças da coluna também pode incluir o uso de medicamentos e fisioterapia para alívio das dores. 

Veja também: DrauzioCast #179 | Nervo ciático

Veja mais

Sair da versão mobile