Saiba quais são as regras para transporte de medicamentos em aviões

O transporte de medicamentos em aviões exige muita atenção. Regras para viagens ao exterior são diferentes. Esclareça as principais dúvidas sobre o tema.

Compartilhar

Publicado em: 21 de novembro de 2016

Revisado em: 11 de agosto de 2020

O transporte de medicamentos em aviões exige muita atenção. Regras para viagens ao exterior são diferentes. Esclareça as principais dúvidas sobre o tema.

 

Para evitar imprevistos em viagens aéreas domésticas e internacionais., é importante ficar atento a determinadas regras, como as que regulam o transporte de medicamentos, em especial os de uso contínuo.

 

Veja também: Aprenda a se prevenir em viagens para lugares quentes

 

Confira a entrevista com o dr. José Sallovitz, cardiologista e coordenador médico de uma empresa do segmento de seguro viagem, e esclareça as principais dúvidas sobre o transporte de medicamentos em aviões.

 

Faço uso de medicação de uso contínuo. Posso viajar com o medicamento? 

 

Os passageiros que fazem uso de medicação contínua ou controlada podem viajar tranquilamente, desde que tomem algumas medidas preventivas. Apesar de não ser obrigatório, em viagens dentro do Brasil é indicado levar uma prescrição médica, registrada no nome do viajante, constando os medicamentos desse tipo que estão sendo transportados. Já no exterior, com diferentes normas sanitárias, é recomendado que o passageiro leve consigo também uma versão em inglês da receita e, se possível, a nota fiscal dos medicamentos adquiridos.

 

Veja tambémCuidados com a saúde em lugares frios

 

Qual a quantidade de medicamentos posso transportar?

 

Isso varia de acordo com o tempo que você irá passar fora. Uma boa dica é levar uma quantidade extra de medicamento, para uma semana a mais, por exemplo, para caso sua viagem de retorno precise ser adiada.

 

Consigo comprar meus medicamentos de uso contínuo e controlado no exterior?

 

A prescrição médica brasileira não tem validade no exterior. Para comprar medicamento controlado fora do Brasil, o viajante teria de passar por uma consulta em um hospital local e solicitar uma receita do país em visita. Vale ressaltar que consultas clínicas não emergenciais, como essa, não são cobertas pelo seguro viagem. Por isso, previna-se e leve a quantidade adequada dos seus medicamentos.

 

Durante a viagem, onde devo carregar os medicamentos?

 

Leve-os sempre na sua bagagem de mão e dentro dos blísteres, a embalagem original do medicamento. Caso haja um imprevisto, como extravio da mala, você terá os seus remédios consigo, o que no caso de medicamentos de uso contínuo é de extrema importância.

 

E os medicamentos de uso rotineiro, que não precisam de receita, posso levá-los sem preocupação?

 

Alguns medicamentos de uso irrestrito aqui no Brasil, como a dipirona sódica, são proibidos em certos países, como nos Estados Unidos. Em muitos países do exterior, a compra de anti-inflamatórios só é possível com uma prescrição médica local. Por isso, se você costuma fazer uso desses medicamentos, vale a pena levá-los em sua bagagem, mesmo que seja apenas por precaução, pois você não poderá adquiri-los fora do país.

Veja mais

Sair da versão mobile