Veja como é feita a doação de medula óssea

Método é uma das principais alternativas para tratar doenças do sangue.

Mulher em laboratório com luvas cirúrgicas guardando um tubo de ensaio com sangue.

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

O procedimento para doação de medula óssea é feito sob anestesia geral e dura cerca de duas horas.

 

A medula óssea é um tecido gelatinoso que fica no interior dos ossos e é responsável por fabricar células sanguíneas. O transplante de medula óssea é uma opção de tratamento recomendada em alguns casos de doenças que afetam essas células, como leucemiaslinfomas. O procedimento consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais desse tecido, para que se possa reconstituir uma medula nova e saudável.

Existem dois tipos de transplante: o autólogo, pelo qual as células são retiradas do próprio paciente (opção utilizada em casos em que a doença não tem origem na medula e, portanto, o tecido do paciente produz células saudáveis), e o alogênico, em que as células são doadas por outra pessoa. Nesse segundo caso, a primeira ação é buscar um doador na família. A chance de compatibilidade entre irmãos de mesma mãe e mesmo pai é de 25%.

Quando não há nenhum familiar compatível, o doador é procurado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que reúne informações de voluntários no Brasil e também é responsável por buscar doadores nos registros internacionais. Para se cadastrar, basta ir a um hemocentro com documento de identidade. Não é necessário agendamento. Cadastrar-se não significa que a doação será feita naquele momento, como ocorre com doações de sangue mais comuns. No caso da doação de medula óssea, são retirados 10 ml de sangue para avaliar a compatibilidade do doador com pacientes que precisam do transplante. Os dados ficam registrados e, se em algum momento houver alguém compatível, o voluntário é procurado para decidir sobre efetivar a doação. Por isso, é extremamente importante manter todos os dados pessoais atualizados.

Os requisitos para fazer uma doação de medula óssea são: ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doenças infecciosas ou incapacitantes, doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

 

Veja também: O que acontece com o sangue depois da doação?

 

O transplante

 

De acordo com informações do Redome, antes do procedimento o doador deve realizar alguns exames para verificar como está sua saúde. Não é exigida nenhuma mudança de hábitos, como dieta específica. Existem dois tipos de doação: a coleta feita em centro cirúrgico, pela medula, e a coleta por aférese. 

A doação de medula óssea no centro cirúrgico é feita sob anestesia geral e dura em média duas horas. Para aspirar a medula são feitas punções com o auxílio de agulhas nos ossos da bacia. O volume retirado é de até 15% e não causa nenhum prejuízo à saúde do doador. O conteúdo é armazenado em bolsas de sangue e filtrado. Depois, o receptor recebe as células na veia por meio de um catéter. Para essa opção, é necessária internação de 24 horas. 

A coleta por aférese é mais simples, similar à doação de plaquetas. Antes do procedimento, o doador toma uma medicação por cinco dias para aumentar a quantidade de células-tronco em seu sangue. A doação é realizada através de uma máquina de aférese que colhe o sangue, separa as células-tronco e devolve os elementos que não são necessários para o receptor. Nesse caso, não é necessária internação nem anestesia.

O médico irá decidir sobre o método mais adequado para cada caso. Para a coleta por aférese, por exemplo, ele precisa avaliar se os acessos venosos do doador estão aptos ao procedimento. Além disso, dependendo da doença e do estágio em que ela está, pode ser que o paciente se beneficie mais com uma forma de doação em detrimento da outra.

Outra maneira de fazer o transplante de medula é por meio do sangue de cordão umbilical. “As células do sangue de cordão ou de placenta são coletadas logo que ao bebê nasce e não há nenhuma intervenção na mãe ou na criança. Porém, a quantidade retirada nesse procedimento é limitada; por isso, o ideal é que o receptor, nesse caso, seja uma criança”, explica a dra. Adriana Seber, hematologista e secretária da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO).

 

Riscos e cuidados para quem vai doar

 

Quando a doação de medula óssea é feita por aférese, os efeitos colaterais são leves, como formigamento e náuseas. O medicamento tomado antes do procedimento também pode causar dor no corpo, que pode ser resolvida com analgésicos. No geral, o doador não precisa de nenhum cuidado especial e no dia seguinte já está apto a trabalhar e praticar atividades físicas.

[…] é absolutamente frustrante para o paciente saber que ele tem um doador compatível, mas ninguém o encontra. As campanhas em todo o mundo são feitas para que as pessoas que se cadastraram atualizem seus dados, assim, quando alguém precisar de um transplante, elas serão encontradas da maneira mais rápida possível.

Já quando a doação é feita pela medula, no centro cirúrgico, retira-se quantidade considerável de sangue do doador, o que reduz os níveis de imunoglobulina (substância que, em falta, pode causar algum grau de anemia). Por isso, nesses casos, pode ser que o médico indique algumas medicações para repor minerais e normalizar a imunoglobulina. “Após o transplante também é comum sentir dor na bacia, então faz-se uso de analgésico por até três dias. Em geral, os doadores ficam ausentes do trabalho e sem fazer exercícios por uma semana”, esclarece a dra. Seber.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no geral, os riscos para o doador são pequenos e estão relacionados à necessidade de anestesia. Dentro de poucas semanas, a medula é totalmente recuperada. Sintomas como dor local, dor de cabeça e fraqueza podem ocorrer após o procedimento, mas são passageiros e controlados com analgésicos.

 

Barreiras para a doação de medula óssea

 

Um dos principais obstáculos para a doação poderia ser resolvido de maneira simples. A dra. Seber explica que a principal barreira é não conseguir contato com os doadores cadastrados no Redome. Muitas vezes, existe uma pessoa compatível, mas há dificuldade de encontrá-la no endereço, telefone e e-mail informados no momento do cadastro. Esse problema acontece com cerca de 1/3 dos voluntários cadastrados.

“É uma taxa muito alta e é absolutamente frustrante para o paciente saber que ele tem um doador compatível, mas ninguém o encontra. As campanhas em todo o mundo são feitas para que as pessoas que se cadastraram atualizem seus dados, assim, quando alguém precisar de um transplante, elas serão encontradas da maneira mais rápida possível”, afirma.

Veja mais

Sair da versão mobile