No próximo sábado, dia 4/02/17, a Clínica Cecam (Consultas, Exames e Diagnósticos) e o Adus (Instituto de Reintegração do Refugiado), ambos em São Paulo, farão um mutirão com diversos serviços de saúde para as pessoas que fazem parte dos projetos do Instituto. Os inscritos para participar do mutirão pertencem a mais de dez nacionalidades, como Síria, Iraque, Moçambique, Nigéria, Angola, República Democrática do Congo, Guiana, Gana, Gâmbia e Senegal.

Durante todo dia serão oferecidos atendimentos nas áreas de enfermagem, clínica geral, cardiologia, urologia, oftalmologia, nutrição, psicologia, dermatologia, entre outras. Além disso, os participantes também poderão realizar exames como eletrocardiograma, ecocardiograma, retinografia e ultrassonografia.

“Existem milhões de famílias refugiadas sujeitas à violência física e psicológica, ao frio, à fome, a doenças infecciosas e outras atrocidades. Nós da Cecam nos solidarizamos com eles e apoiamos o Adus, que monitora, cuida, assiste e empodera os refugiados que chegam ao nosso país”, explica Anis Mitri, CEO da Cecam e cardiologista.

Além dos atendimentos e exames, os inscritos e acompanhantes terão disponíveis palestras, alimentação, materiais informativos, amostras de medicamentos, quando forem necessários, e alguns brindes. Os pacientes que tiverem necessidade de óculos terão à disposição 200 armações gratuitas, fornecidas pela Ótica Azúca, parceira da Cecam.

Refugiados no Brasil

No Brasil, de acordo com o último balanço feito pelo Conare, o Comitê Nacional para os Refugiados, há 8.863 refugiados reconhecidos e milhares que ainda estão na ilegalidade.

SERVIÇO – Mutirão da Saúde CECAM-ADUS

Onde: São Paulo

Quando: 04 de fevereiro

Horário: 8h às 17h

Local: Cecam, Consultas, Exames e Diagnósticos – Unidade Poliklinik Pinheiros – Av. Eusébio Matoso, 403, Pinheiros