Drauzio Varella

Obesidade, uma doença? | Artigo

Balança.obesidade é uma doença

Existe uma relação clara entre a obesidade e o fato dela aumentar os riscos de diversas enfermidades, como hipertensão e diabetes. Mas a própria obesidade é uma doença?

 

Todos os médicos concordam que a obesidade aumenta o risco de diversas enfermidades. Entre elas, hipertensão arterial, diabetes, problemas ortopédicos, apneia do sono, vários tipos de câncer e complicações cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e os acidentes vasculares cerebrais.

A discussão atual, no entanto, vai além: a própria obesidade deve ser considerada uma doença?

O debate desperta opiniões apaixonadas no país que enfrenta uma epidemia de obesos que atinge 40% dos adultos e quase 20% das crianças: os Estados Unidos.

Vale a pena discutir esses argumentos, porque o Brasil segue na esteira da epidemia americana: 52% de nossos adultos estão acima do peso.

 

Veja também: Histórico da obesidade

 

Em 2013, depois de muita discussão, a American Medical Association, a organização médica mais influente, decidiu declarar a obesidade uma doença.

Os argumentos a favor da resolução foram os seguintes:

Os principais argumentos contrários são os seguintes:

Essa discussão fatalmente chegará no Brasil. De um lado, é fundamental reconhecer que a obesidade não é simples questão de força de vontade; de outro, classificá-la como doença estigmatiza pessoas que já enfrentam o preconceito da sociedade.

Sair da versão mobile