Publicado em 04/04/2013
Revisado em 11/08/2020

Linfócito é um tipo de célula que faz parte da defesa imediata do corpo, atuando contra células cancerígenas e infecções virais. Saiba mais.

 

Para se defender de doenças, o organismo conta com a ação do sistema imunológico, que envia células fagocitárias (capazes de englobar e degradar o patógeno) para o local que está sendo atacado. Os glóbulos brancos (leucócitos) fazem parte do sistema imunológico e são constituídos por linfócitos, eosinófilos, basófilos, monócitos e neutrófilos.

Produzidos na medula óssea a partir de células-tronco, são classificados em 3 tipos: natural killers (NK), linfócitos B e linfócitos T.

Os do tipo NK fazem parte da defesa imediata do corpo: são células grandes que atuam principalmente contra células cancerígenas e infecções virais. Os do tipo T protegem contra vírus, fungos e bactérias e são responsáveis por diferenciar as células do organismo de corpos estranhos; qualquer distúrbio na sua função de reconhecer o antígeno pode causar uma doença autoimune. Já os da categoria B têm a função de produzir os anticorpos que atuam no reconhecimento e destruição do antígeno: estimulados e ‘convocados’ pelos linfócitos T, são responsáveis por desenvolver a chamada ‘memória imunológica’.

A concentração destas células no sangue depende da condição física do indivíduo: em casos de imunodeficiência, a concentração é baixa (linfopenia); já quando há infeções ou rejeição a transplantes, ela aumenta (linfocitose). A contagem de linfócitos é um exame muito utilizado para monitorar doenças e infecções como as provocadas pelo HIV.

 

Compartilhe
Sair da versão mobile