Adrenais (suprarrenais)

As adrenais, também conhecidas como suprarrenais, são duas glândulas endócrinas situadas na cavidade abdominal, acima de ambos os rins. Sua principal função é excretar hormônios importantes.

As adrenais fazem parte do sistema endócrino e dividem-se em duas partes: córtex (camada externa, de cor amarelada devido à presença de colesterol) e medula (parte central).

Compartilhar

Publicado em: 16 de março de 2017

Revisado em: 15 de setembro de 2021

As adrenais fazem parte do sistema endócrino e dividem-se em duas partes: córtex (camada externa, de cor amarelada devido à presença de colesterol) e medula (parte central).

 

As adrenais, também conhecidas como suprarrenais, são duas glândulas endócrinas situadas na cavidade abdominal, acima de ambos os rins. A adrenal direita tem formato triangular, enquanto a esquerda assemelha-se a uma meia-lua.

São envolvidas por uma cápsula fibrosa e têm cerca de 5 cm. Fazem parte do sistema endócrino e dividem-se em duas partes: córtex (camada externa, de cor amarelada devido à presença de colesterol) e medula (parte central).

 

Função

 

As glândulas adrenais secretam hormônios extremamente importantes para o bom funcionamento do organismo, a saber:

1) Córtex

O córtex é dividido em três zonas funcionais que produzem hormônios diferentes:

 

  • Zona glomerulosa: libera aldosterona, que regula o  o balanço entre o sódio e o potássio;
  • Zona fasciculada: sintetiza o cortisol, hormônio corticosteroide envolvido na resposta ao estresse e que regula o metabolismo da glicose e da gordura, entre outras funções;
  • Zona reticulada: excreta hormônios sexuais, em especial a testosterona.

 

2) Medula

Sintetiza e secreta catecolaminas, especialmente a adrenalina e a noradrenalina. Esses hormônios regulam o sistema nervoso autônomo, que controla importantes funções do corpo humano como frequência cardíaca, respiração, digestão, entre outras.

Veja mais

Sair da versão mobile