Coronavírus

Coronavírus: Tratamento psicológico gratuito

terapias online em tempos de pandemia

Terapias online e por telefone são alternativas durante o isolamento social. Listamos algumas entidades que estão prestando serviços gratuitos. 

 

O isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus trouxe consigo inúmeras questões que há muito tempo estavam latentes na sociedade — mas nunca tiveram a atenção merecida — como a da saúde mental.

Veja também: Entrementes #27 | Ansiedade na Quarentena

 

Em momentos como esse, em que o sentimento de angústia, tristeza e ansiedade vem sendo vivenciado e compartilhado por muita gente, é importante buscar uma rede de apoio e acolhimento para que essas emoções não se transformem em problemas a longo prazo, como crises de pânico e depressão. Há inúmeros psicólogos e entidades atendendo gratuitamente. Separamos alguns links abaixo. Você não precisa sofrer sozinho! Busque ajuda!

 

Experiência de Escuta Terapêutica

Atendimento online de 30 minutos para o público em geral. No site há uma lista de terapeutas disponíveis onde é possível agendar diretamente com cada profissional.


Apoio para Profissionais de Saúde

Atendimento psicológico online aos profissionais de saúde que estão na linha de frente. Necessário preencher o formulário e aguardar contato do psicólogo.

 

Acolhimento e escuta solidária para pessoas 60+

Acolhimento e escuta solidária para 60 + via atendimento telefônico: (11) 3280-8537.

 

SOS Jovem

SOS Jovem realiza apoio emocional e prevenção do suicídio voltado ao público jovem. O atendimento é feito por voluntários em total anonimato.

CVV – Centro de Valorização da Vida

Apoio emocional e prevenção ao suicídio. Atendimento gratuito e anônimo via telefone ou chat.

 

Projeto Você Importa

Movimento de apoio ao portador de depressão e outros transtornos da mente. Ação preventiva ao suicídio, bullying e solidão. Nesse link, eles também sugerem locais que estão fazendo atendimento psicoterapêutico gratuito em diversas regiões do país. 

 

Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP

Atendimento psicoterapêutico para população em geral e profissionais de saúde. Para se inscrever basta preencher o formulário e aguardar e-mail confirmando agendamento.

 

CEP – Centro de Estudos Psicanalíticos São Paulo

Atendimento psicoterapêutico para população em geral e profissionais de saúde. As entrevistas podem ser agendadas pelos telefones (11) 3675 – 4159, (11) 3862-4163 ou pelo WhatsApp (11) 97669-2797.


Instituto de Psicologia da USP

O atendimento é realizado por psicólogos inscritos no Conselho Federal de Psicologia (CFP) para atendimento online. Os interessados devem enviar e-mail para: apoiar@usp.br, e os contatos são feitos pelas supervisoras.

 

Sociedade Psicanalítica do Rio Grande do Sul

Atendimento gratuito para o público em geral e profissionais de saúde do RS. É possível se cadastrar preenchendo o formulário no site, ou agendar pelo telefone – (51) 3324-3340, das 9h às 18h.

 

Programa Acolher Unesc (Universidade do Extremos Sul Catarinense) 

O serviço está disponível para profissionais da linha de frente e estudantes e funcionários da instituição. É possível agendar os atendimentos pelo número  (48) 99644-1887, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Sobre o autor: Juliana Conte

Juliana Conte é jornalista, repórter do Portal Drauzio Varella desde 2012. Interessa-se por questões relacionadas a manejo de dores, atividade física e alimentação saudável.

Leia mais