Tomar leite morno ajuda a dormir?

Tem gente que nem consegue ir para a cama sem tomar seu copo de leite. Será que funciona?

thumb leite morno grandes duvidas

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

Não é comprovado cientificamente que tomar leite morno ajuda a dormir, mas também não há contraindicação caso ajude a relaxar.

 

Em tempos como os atuais, em que o estresse faz parte do dia a dia de muita gente, dormir bem regularmente é quase um desafio. Talvez por isso haja uma infinidade de receitas caseiras para ajudar a induzir o sono, como tomar leite morno antes de se deitar.

Existe um fato científico que pode ter dado origem a essa recomendação. O leite é fonte de um aminoácido chamado triptofano, envolvido na produção de substâncias como a serotonina e a melatonina, que têm papel fundamental na regulação do sono. Isso significa que tomar leite morno ajuda no sono? Não exatamente. “A quantidade de triptofano presente em um copo de leite é muito baixa. Mesmo que a pessoa tome 1 litro de leite morno antes de dormir, a quantidade de aminoácidos ingerida não será suficiente para atuar no cérebro”, explica a dra. Paula Araújo, doutora em medicina e biologia do sono e diretora da Associação Brasileira do Sono.

 

Veja também: Rodelas de batata crua ajudam a amenizar a enxaqueca?

 

Mesmo assim, algumas pessoas garantem que a prática funciona. A explicação pode estar no fato de que elas, na maioria das vezes, tomam o leite morno em momentos que antecedem a ida para a cama, como parte do ritual de preparação para o sono. “Em geral, o copo de leite morno é ingerido em um ambiente que proporciona o início do sono (local sem barulho, com pouca luz, sem estímulos de aparelhos eletrônicos), no horário habitual de a pessoa se deitar, quando o corpo está relaxado e pronto para dormir. São essas características que facilitam o início do sono”, afirma a especialista.

Se o copo de leite morno o ajuda a relaxar, não há contraindicação para seu consumo. A dra. Paula Araújo dá a dica: “Tomar leite morno para dormir melhor’ não é uma afirmação verdadeira do ponto de vista científico. Porém, toda atividade que deixe a pessoa relaxada, com os pensamentos mais tranquilos, pode ajudá-la a ter uma boa noite de sono.”

Veja mais

Sair da versão mobile