Afta

Aftas são pequenas úlceras rasas que aparecem geralmente na boca, gengiva e língua. Saiba quando é hora de procurar um médico.

Afta é uma pequena úlcera rasa que aparece na cavidade oral, geralmente em decorrência de acidentes, mas é preciso procurar um médico caso não desapareça em três semanas. Saiba como agir.

Compartilhar

Publicado em: 13 de fevereiro de 2012

Revisado em: 29 de setembro de 2023

Afta é uma pequena úlcera rasa que aparece na cavidade oral, geralmente em decorrência de acidentes, mas é preciso procurar um médico caso não desapareça em três semanas. Saiba como agir.

 

Aftas são pequenas úlceras rasas que aparecem na cavidade oral, geralmente na mucosa bucal, nas gengivas e embaixo da língua. Elas são ovais, normalmente brancas (ou levemente amareladas), têm bordas avermelhadas e costumam medir aproximadamente 1 cm de diâmetro.

Causas da afta

Ainda não se sabe exatamente o que provoca o aparecimento da afta. Entretanto, alguns fatores, isolados ou em conjunto, podem ser determinantes.

Sabe-se que as aftas são mais comuns em mulheres e que cerca de 30% das pessoas acometidas têm casos na família, talvez por associação genética ou exposição ambiental semelhante.

Pequenos machucados decorrentes de acidentes ou escovação excessiva podem criar ambiente propício ao aparecimento das aftas. Além disso, um sistema imunológico debilitado, carência de vitamina B12, reações alérgicas às bactérias bucais, doenças inflamatórias do sistema digestivo e até o estresse emocional podem contribuir para o surgimento das aftas.

É importante lembrar que as aftas NÃO são causadas pelos vírus herpes.

 

Sintomas da afta

Os sintomas podem aparecer um ou dois dias antes de a afta surgir. É comum surgir ardor ou um tipo de queimação na região afetada. Quando as aftas aparecem em grande número, pode ser difícil engolir alimentos ou líquidos, especialmente os mais ácidos.

Eventualmente, podem aparecer gânglios no pescoço (“ínguas”), cansaço e até febre.

Veja também: Herpes labial: o que se deve (e não deve) fazer?| Comenta #62

 

Diagnóstico e tratamento das aftas

Não existe um exame específico para diagnosticar as aftas. É possível identificá-las com o exame clínico. Às vezes, uma biópsia da lesão pode ser necessária, se houver suspeitas de outras doenças.

As aftas pequenas geralmente não precisam de tratamento e desaparecerem em até duas semanas.

Se houver muita dor ou dificuldade para deglutir, pode-se recorrer a tratamentos sintomáticos, como os bochechos com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, assim como à aplicação de pomadas para uso oral (orabase) com analgésicos. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de anti-inflamatórios sistêmicos (como os corticoides) ou medicamentos para reduzir a acidez estomacal.

Durante a recuperação, algumas medidas simples podem ajudar. Entre elas destacam-se: evitar alimentos ácidos ou muito condimentados (eles são irritantes) e escovar os dentes suavemente. Também ajuda quebrar pequenos pedaços de gelo e deixá-los dissolver na boca, como forma de aliviar a irritação.

 

Recomendações em caso de afta

Procure um médico:

  • Se as aftas forem muito grandes;
  • Se as crises de aftas forem frequentes;
  • Se for muito difícil deglutir (comidas ou líquidos);
  • Se tiver dor que não melhora com analgésicos comuns;
  • Se as lesões durarem mais de três semanas;
  • Se surgirem lesões nos lábios.

Veja também: Feridas na boca aumentam os riscos de contrair uma IST

Veja mais

Sair da versão mobile