Coração

O coração é um órgão muscular que se localiza sob o esterno e entre os pulmões. É responsável pela circulação do sangue no corpo.

imagem em 3D de tórax humano com coração em destaque

Compartilhar

Publicado em: 11 de julho de 2014

Revisado em: 21 de novembro de 2023

O coração é uma espécie de bomba que impulsiona mais de 70 mil litros de sangue por dia para que circule por todo o organismo.

 

O coração é um órgão muscular oco, em forma de cone e relativamente pequeno: tem mais ou menos o tamanho de um punho fechado e pesa entre 250g e 300g nos adultos.

Apoia-se sobre o diafragma e se situa sob o esterno (osso do tórax), no interior do mediastino (linha média da cavidade torácica) e entre os dois pulmões. Tem três camadas: o endocárdio, camada lisa que fica no interior do órgão; o miocárdio, camada média do músculo cardíaco; e o pericárdio, membrana que envolve o coração.

Veja também: Entenda o que são as arritmias/palpitações

O sangue venoso e o arterial são separados por uma membrana vertical, que divide o coração em dois lados: o direito, composto de um átrio e um ventrículo, e o esquerdo, composto de outro átrio e outro ventrículo. Os dois átrios são câmaras superiores que recebem o sangue venoso (desoxigenado); os dois ventrículos bombeiam o sangue arterial (oxigenado). A divisão horizontal é feita por válvulas atrioventriculares: a mitral, que divide o lado esquerdo em dois, e a tricúspide, que divide o lado direito.

A saída de cada ventrículo possui duas válvulas: a aórtica, que liga o órgão à aorta (principal artéria do sistema circulatório) e a do tronco pulmonar, que permite que o fluxo de sangue siga até os pulmões.

A veia cava superior, que recebe o fluxo vindo da cabeça e membros superiores, e a veia cava inferior, que traz o sangue do abdômen e dos membros inferiores funcionam como portas de entrada do sangue no coração.

 

Caminho da circulação sanguínea

O sangue circula em apenas uma direção. O sangue arterial é oxigenado pelos pulmões e distribuído pelo coração para o corpo; o sangue venoso, rico em gás carbônico, retorna ao coração pela veia cava superior e pela veia cava inferior e chega ao átrio direito. O espaço do átrio é preenchido com sangue venoso, de onde é então enviado ao ventrículo direito. O ventrículo direito impulsiona o sangue aos pulmões como uma bomba.

A veias pulmonares então conduzem o sangue oxigenado de volta ao lado esquerdo do coração, onde primeiro chega ao átrio esquerdo e depois vai para o ventrículo esquerdo, de onde é bombeado para a artéria aorta.

A nutrição do órgão é feita pelas artérias coronárias, que se originam na aorta.

Os batimentos cardíacos são coordenados por sinais elétricos. Em uma pessoa saudável, o coração bate em média 70 a 80 vezes por minuto e é capaz de bombear até 7.500 litros de sangue por dia.

 

Principais problemas que acometem o coração

O infarto é um dos principais problemas que atingem o coração. Ele ocorre quando algum vaso que irriga o órgão é obstruído (geralmente por um trombo), o que faz com que o tecido cardíaco pare de receber oxigênio e nutrientes. É uma condição gravíssima que precisa de atendimento rápido.

 

Vídeo: Veja como se formam as placas de gordura que podem causar o infarto

 

Um problema menos frequente, mas também uma emergência médica, é a dissecção de aorta, que precisa de socorro imediato devido ao alto risco de morte.

Veja também: Leia uma entrevista com especialista sobre doenças do coração

Um dos maiores fatores de risco tanto de infarto como de dissecção é a hipertensão, uma das doenças mais prevalentes no Brasil e no mundo. A pressão alta lesiona órgãos e tecidos e facilita a formação de trombos.

Outros problemas menos graves, mas muito comuns e que precisam ser investigados, incluem o sopro no coração e as arritmias.

Veja mais

Sair da versão mobile