Catapora (varicela)

Catapora (ou varicela) é uma doença infecciosa altamente contagiosa. Geralmente benigna, era uma das enfermidades mais comuns da infância antes do advento da vacina.

mãe segurando a filha com catapora no colo

Compartilhar

Publicado em: 13 de abril de 2011

Revisado em: 10 de março de 2023

Catapora é uma doença infecciosa altamente contagiosa, causada por um vírus. Antes da vacina, era uma das enfermidades mais comuns da infância.

 

Catapora (ou varicela) é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela-Zóster. Altamente contagiosa, mas geralmente benigna, era uma das enfermidades mais comuns da infância antes do advento da vacina.

Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune por toda a vida. No entanto, ele permanecerá no organismo e, futuramente, poderá provocar uma doença conhecida como herpes-zóster, ou cobreiro.

 

Veja também: Estudo explica por que pacientes com herpes-zóster sentem dor

 

Sintomas

 

Os primeiros sintomas são febre entre 37,5° e 39,5° C, mal-estar, inapetência, dor de cabeça, cansaço. Entre 24 e 48 horas mais tarde, surgem lesões de pele caracterizadas por manchas avermelhadas, que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido, sobre as quais, posteriormente, se formarão crostas que provocam muita coceira.

 

Contágio

 

A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada ou por contato com o líquido do interior das vesículas.

O período de incubação dura em média 15 dias e a recuperação completa ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas.

 

Tratamento

 

O tratamento visa basicamente a aliviar os sintomas. Como outras doenças transmitidas por vírus, não há muito o que fazer. O importante é evitar a contaminação das lesões por bactérias, o que complica o quadro.

Não coçar as feridas diminui o risco de infecções e a formação de cicatrizes.

Adultos ou pessoas debilitadas, que se contaminem com o vírus da catapora, requerem cuidados especiais.

 

Vacina contra catapora

 

É recomendada para crianças a partir de um ano, a adolescentes e adultos com baixa imunidade ou que passarão por tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

 

Recomendações

 

  • Vacine seu filho/a contra a catapora aos 15 meses e dê a segunda dose entre 4 e 6 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm). Embora geralmente seja uma doença benigna, os sintomas são muito desagradáveis;
  • Procure evitar contato direto com pessoas doentes;
  • Não deixe a criança coçar as lesões para evitar infecções por bactérias. Não é tarefa fácil, porque a coceira é intensa;
  • Não arranque as crostas que se formam quando as vesículas regridem;
  • Mantenha o paciente em repouso enquanto tiver febre;
  • Ofereça-lhe alimentos leves e muito líquido.

Veja mais

Sair da versão mobile